Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente

voltar

bibliotecas_-1Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente contam com as bibliotecas da Faculdades Pequeno Príncipe e do Hospital Pequeno Príncipe para auxiliar em suas atividades. Os espaços apresentam inúmeros diferenciais:

  • Biblioteca da Faculdades Pequeno Príncipe: localizada no piso superior do bloco 1 da instituição, está preparada para suprir as necessidades do ensino, da pesquisa e da extensão. Conta com 4 salas de estudos individuais e seu acervo, totalmente informatizado,  oferece obras importantes da área da saúde, além de periódicos, revistas técnicas, DVDs, entre outros materiais.

Serviços oferecidos pela Biblioteca da Faculdades Pequeno Príncipe

Formação ao usuário

A equipe proporciona, aos alunos e professores, treinamento de integração e capacitação sobre recursos e serviços oferecidos pela biblioteca, como consulta no terminal de pesquisa e utilização do acervo.

Normalização

A equipe oferece aos seus usuários o serviço de orientação sobre o uso das normas de referência bibliográfica e apresentação de trabalhos científicos. Tem como suporte as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Vancouver.

Pesquisa Bibliográfica

A equipe também realiza pesquisa bibliográfica para auxiliar nas atividades da comunidade acadêmica da instituição, que consistem no exame de literatura científica para levantamento e análise do que já se produziu sobre determinado assunto.

Catálogo

A comunidade acadêmica pode consultar o acervo da biblioteca através do site da instituição, estando sempre ciente das atualizações do mesmo. Todo o acervo está disponível no Sistema Matheus.

Biblioteca Base de Dados

  • Pesquisa no Portal da Capes
  • American Society for Testing and Materials (ASTM): base de dados de normas técnicas que permite também o acesso à Digital Library ASTM, cujo acervo é composto de 6 periódicos, 1.500 publicações técnicas especiais, 60 manuais (informações práticas) e 7 monografias (informações técnicas avançadas). Atende às áreas de Ciências Biológicas (Geral), Ciências da Saúde (Geral), Ciências Agrárias (Geral) e Engenharias (Geral). O acesso pode ser feito pelo Editor American Society for Testing and Materials na opção Buscar Periódico ou na opção Buscar Base.
  • Begell House: permite acesso a 27 publicações editadas pela Begel House Inc. sobre Engenharias e Ciências da Saúde. Cobre os temas ligados à Engenharia Térmica e dos Fluidos, Calor e Transferência de Massa, Sistemas Multifásicos, Dinâmica dos Fluidos, Química, Computação, Mecânica, Nanotecnologia, Ciência dos Materiais, Telecomunicações, Pesquisa Biomédica em Câncer, Imunologia, entre outros. O acesso pode ser realizado pelo editor Begell House na opção Buscar Periódico ou pelo nome no editor na opção Busca Base.
  • Chemical Abstracs Service (CAS): permite acesso à base de dados refencial SciFinder Scholar, versão online do Chemical Abstracts. Cobre as áreas de Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-Química, Química Analítica; Engenharia Química, Processamento de Petróleo, Tintas, Revestimentos; Engenharia Sanitária, Poluição do Ar e da Água, Tratamento de Resíduos; Ciências Ambientais; Farmacologia, Toxicologia; Medicina Experimental; Biologia Celular e Molecular, Genética, Genoma, Proteoma; Bioquímica, Microbiologia, Enzimologia; Alimentos; Física, Química e Engenharia de Materiais, Polímeros, Elastômeros, Ligas, Cerâmica. O SciFinder congrega seis bases de dados: CAplus e Registry, que indexam registros desde 1907 até o presente momento; Chemical Reactions, que possui registros desde 1840 até os dias de hoje; Substâncias Químicas Regulamentadas com registros desde 1778 até os dias de hoje; e as bases CHEMCATS e MEDLINE (Saúde). O acesso pode ser feito pela opção Buscar Base, mas está condicionado ao cadastramento dos usuários da instituição que desejam consultar a base (para o cadastro é preciso que o usuário possua um e-mail institucional).
  • Cold Spring Harbor Laboratory Press (CSHLP): permite acesso à publicação Genome Research, ISSN 1088-9051, desde 1991 até os dias de hoje, apresentando pesquisas na área de biologia genômica de todos os organismos, incluindo avanços em medicina genômica. Atende às áreas de Ciências Biológicas como bioquímica, biofísica, citologia e biologia celular, histologia e genética. Nota: acesso pelo editor HighWire Press ou pelo título da publicação na opção Buscar Periódico.
  • Academic Search Premier (ASP): disponibiliza referências e resumos de mais de 8 mil periódicos, além de acesso a texto completo de mais de 4 mil periódicos, incluindo mais de 3,5 mil títulos peer-reviewed. Oferece, além dos textos completos, informações em várias áreas acadêmicas relacionadas. Trata-se de uma base multidisciplinar referencial e de texto completo. O acesso pode ser feito pela opção Buscar Base
  • Clinics Collection (Elsevier): coleção de 55 periódicos que fornece análises de temas incluindo o diagnóstico e a terapia, novos materiais e novos equipamentos. Contém comentários nos tópicos da especialidade ou subespecialidade e o estado da arte sobre um aspecto específico do tema. Atende as áreas de Ciências Biológicas e Agrárias em geral e Ciências da Saúde com foco em medicina, enfermagem e odontologia. O acesso pode ser feito pelo editor Science Direct na opção Buscar Periódico ou pelo nome da coleção na opção Buscar Base.
  • Science Direct: a Science Direct é uma base multidisciplinar de texto completo de mais de 2.500 periódicos e 1.500 livros eletrônicos. Permite acesso a publicações da Elsevier, de sociedades científicas parceiras e possui atualização diária. As coleções disponíveis para o Portal de Periódicos desta base são: Freedom Collection (permite acesso a mais de 2.000 periódicos de diversas áreas do conhecimento), Cell Press (com 9 periódicos especializados em ciências da saúde), Clinics of North America (área de saúde), Masson Collection (172 periódicos médicos em francês) e a Doyma Collection (60 periódicos médicos em espanhol). Estão disponíveis também as enciclopédias “Encyclopedia of Social Measurement (SOME)” e “International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences (IESBS)” da área de Ciências Sociais. Cobre as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes. O acesso pode ser feito pelo editor Science Direct na opção Buscar Periódico ou pela opção Buscar Base.
  • Scopus: a Scopus é uma base de resumos e referência multidisciplinar que indexa mais de 15.000 títulos de periódicos, anais de conferências, publicações comerciais (trade publications), séries de livros, páginas web de conteúdo científico (reunidos no Scirus) e patentes de escritórios desde 1960 até os dias de hoje. Oferece funcionalidades de apoio à análise de resultados (bibliometria) como identificação de autores e filiações, análise de citações, análise de publicações e índice H. O acesso pode ser feito pela opção Buscar Base.
  • JCR – Journal Citation Reports: base de dados multidisciplinar que permite avaliar e comparar periódicos utilizando dados de citações extraídas de artigos indexados nas bases de dados da editora Thomson Reuters. Essa ferramenta permite verificar os periódicos mais citados em determinada área e a relevância da publicação para a comunidade científica por meio do fator de impacto. Pode ser acessada pela opção Buscar Base.
  • Nature: permite acesso ao texto completo das publicações editadas pela Nature, que compreende diversos campos da ciência e tecnologia de forma multidisciplinar, compreendendo 16 publicações com foco em Ciências Biológicas (genética, citologia e biologia celular, histologia, microbiologia, imunologia), Ciências da Saúde (medicina, neurologia), Engenharias (engenharia química, sanitária e biomédica), Ciências Exatas e da Terra, Agrárias e Ambientais. O período de acesso varia desde 1997 até os dias de hoje. O acesso pode ser realizado pela opção Buscar Periódico pelo editor Nature ou pela opção Buscar Base pelo título Nature.
  • Wiley: estão disponíveis 1.206 títulos em texto completo pela Wiley-Blackwell com período de acesso variando desde 1800 até os dias atuais nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, com foco em administração, economia, contabilidade, estatística, ciência da informação, direito; Ciências Humanas; com foco em educação e psicologia; Ciências Exatas e da Terra; com foco em matemática, química, física, astronomia e geociências; Engenharias, com foco em engenharia química e de materiais; Ciências da Saúde e Medicina e Ciências Agrárias, com foco em medicina veterinária. O acesso pode ser feito pelo editor Wiley na opção Buscar Periódico ou pelo título na opção Buscar Base.

Consulta Local

A consulta local ao acervo disponível é aberta à comunidade universitária e aos interessados em geral.

A biblioteca funciona durante os turnos matutino, vespertino e noturno de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 13h – com um bibliotecário responsável e funcionários treinados para atender quaisquer solicitações dos usuários, bem como utilizar o controle informatizado de empréstimos e devoluções.

 

Faculdades Pequeno PrincipeBiblioteca do Hospital Pequeno Príncipe

 A Biblioteca do Hospital Pequeno Príncipe é especializada na área da saúde e com acervo específico em Pediatria. Está localizada no 6.° andar do prédio da instituição e atende os profissionais de saúde, residentes, doutorandos, estudantes dos cursos de graduação da FPP e outras instituições de ensino, além de pais de pacientes internados e colaboradores. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h

O acervo da Biblioteca do Hospital Pequeno Príncipe está inserido na base de dados Arc-Library, em que pode ser localizado todo o material bibliográfico. Na classificação dos materiais utiliza-se a National Library of Medicine Classification e o Vocabulário controlado DeCS – Descritores em Ciências da Saúde. Para a catalogação dos dados, adota-se o AACR2 e a Tabela de Cutter Samborn.

O acervo do Hospital Pequeno Príncipe é formado por:

  • Livros (possuem no acervo 3.023 volumes)
  • Periódicos nacionais e internacionais recebidos de doação: 24 títulos
  • Periódicos nacionais e internacionais: 59 títulos
  • Folhetos (informativos, publicações técnicas)
  • Fitas de vídeo, DVD, CDs; e
  • Dicionários, monografias, teses e dissertações.

 

Portais Virtuais

O acesso aos portais virtuais e/ou redes científicas na área da saúde pode ser feito na Biblioteca através da internet:

  • Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz
  • BIREME
  • Organização Panamericana – OPAS Brasil
  • Ministério da Saúde
  • CCN – Catálogo Coletivo de Publicações
  • Acesso ao Sciencedirect On-line (plataforma de pesquisa e busca de artigos científicos), para títulos de periódicos licenciados
  • Portal do Conhecimento Médico
  • Diagnósticos da América
  • IBICT

Base de Dados disponível em CD-ROM

  • MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde)

 

Contato

Faculdades Pequeno Príncipe

Av. Iguaçu, 333 . Rebouças - CEP: 80230-020
Curitiba/ Paraná - Brasil

Tel.: +55 41 3310-1500