Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente

voltar

A colaboração com alguns pesquisadores do St. Jude Children’s Research Hospital (SJCRH, www.stjude.org) teve início em 1998. Vários projetos foram executados nesses últimos anos, alguns financiados pelo St. Jude e/ou NIH, outros por agências de fomento do Brasil e/ou pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP). O Biobanco  (Banco de Tecidos Humanos) do Instituto, estabelecido em 2015, teve grande ajuda técnica e financeira do SJCRH por meio do NCI/NIH, tendo como investigador principal (PI) o Dr. Gerard Zambetti (proponente do Projeto com auxílio de US$ 200,000 em equipamentos). A reforma da sede provisória e a construção da nova sede permanente do Biobanco teve mais 80% de suporte financeiro dos colaboradores do Complexo Pequeno Príncipe. Várias descobertas moleculares e genéticas aconteceram na área de oncologia pediátrica a partir dos projetos com o SJCRH, permitindo melhor aprendizado para alunos e melhor definição de protocolos de diagnóstico do câncer.

St. Jude Children’s Research Hospital

www.stjude.org

321-cp-sculpture

A colaboração com os pesquisadores da França (Universidade de Nice/UN e Instituto de Farmacologia Molecular e Celular/IPMC de Valbonne) teve início em 2003, e se intensificou após a assinatura de um convênio entre a UN e Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) em 2009.  Os projetos tiveram várias fontes de financiamento da França (principalmente do CNRS) e do Brasil (sobretudo da CAPES e SETI/Governo do Paraná). Os principais temas de pesquisa envolvem duas equipes, neurociências e oncologia, coordenados na França por Barbara Bardonni e Enzo Lalli, respectivamente, e no IPP, por Adam Smith e Bonald C. Figueiredo. Em 2015 foi renovado o laboratório internacional, denominado LIA-NEOGENEX, que é um convênio de cooperação para pesquisa em oncologia entre as duas instituições (IPPPP/FPP e UN/IPMC) com financiamento do CNRS para custeio das missões de trabalho entre as equipes (alunos do doutorado, pós-doutoramento e docentes).

Institut de Pharmacologie Moléculaire et Cellulaire

www.ipmc.cnrs.fr

photo_1

Colaboração no projeto de Pesquisa intitulado: Desenvolvimento de compostos baseados em biopolímeros como apresentação de novas formulações nanoestruturadas de L- dopa para o tratamento da doença de Parkinson: etapa pré-clínica”.

Universidade de Grenoble,  França

www.univ-grenoble-alpes.fr

grenoble

Prof. Redouane BORSALI, Diretor do Centre de Recherches sur les Macromolécules Végétales (CERMAV- Centro de Investigação de Moléculas Vegetais).

www.cermav.cnrs.fr

cermav

Departamento de Psiquiatria e Ciências Biocomportamentais

da Escola de Medicina David Geffen da Universidade da Califórnia, Los Angeles (EUA).

http://medschool.ucla.edu

12well_chen-superjumbo

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato

Faculdades Pequeno Príncipe

Av. Iguaçu, 333 . Rebouças - CEP: 80230-020
Curitiba/ Paraná - Brasil

Tel.: +55 41 3310-1500