Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente

voltar

estrutura_hospitalarCiência e assistência formam um binômio indissolúvel no Complexo Pequeno Príncipe. Com quase um século de história, o maior hospital exclusivamente pediátrico do país, que atualmente oferece 32 especialidades e atende pacientes de todo Brasil, tem papel importantíssimo nas atividades realizadas no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente.

A sinergia entre assistência, ensino e pesquisa resulta em conquistas que podem ajudar a salvar a vida de milhares de meninos e meninas de todo país. Atualmente, 70% da capacidade do Hospital Pequeno Príncipe é destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2015, foram mais de 300 mil atendimentos. A instituição conta com 370 leitos, sendo 60 deles em 4 UTIs (Pediátrica, Neonatal, Cirúrgica e Cardiológica).

Um dos desafios do Complexo Pequeno Príncipe é quebrar o paradigma de que a pesquisa básica é distante da clínica. Do Hospital, por exemplo, surge a demanda para investigação de crianças e adolescentes em estado crítico, além do acompanhamento de famílias que há gerações são acometidas pela mesma doença.

Outros destaques dizem respeito à observação de procedimentos terapêuticos ineficientes e também da fachada_hospital_pequeno_principe-2avaliação de complicações em transplantes de órgãos e medula , além das dificuldades de diagnóstico com as técnicas laboratoriais disponíveis, entre outras questões.

Os primeiros projetos do Centro de Genômica e Bioinformática sinalizam descobertas importantes, que trarão benefício imediato às crianças e adolescentes.

 

Contato

Faculdades Pequeno Príncipe

Av. Iguaçu, 333 . Rebouças - CEP: 80230-020
Curitiba/ Paraná - Brasil

Tel.: +55 41 3310-1500